quarta-feira, 6 de agosto de 2014


Símbolo do Judô
Quase todo judoca no mundo já usou, ao menos uma vez, uma camiseta onde se podia ver o logotipo da Kodokan. Muitos de nós acreditamos saber o seu significado. Eu mesmo costumava acreditar que ele representava uma flor de cerejeira (segundo ouvi de judocas antigos e mais graduados), já ouvi também que se tratava de uma flor de lótus e até mesmo do Happo-no-Kuzushi (oito direções de desequilíbrio). Essas teorias estão, inclusive, publicadas em vários livros e artigos.

Bem, a verdade é que elas estão erradas.Segundo o Sr. Naoki Murata, 7º Dan, e diretor do Museu da Kodokan, o logotipo da Kodokan não é uma flor. Ele foi idealizado pelo próprio Jigoro Kano e é composto por um círculo vermelho dentro de um octógono branco.Mas o que significam suas cores e formas? O octógono representa oYata-no-Kagami (o espelho mágico), uma das três relíquias passadas pelos deuses ao primeiro imperador japonês e que significa sabedoria ou honestidade (a interpretação varia na literatura).Sua cor branca representa um espírito puro. 

A pureza, nesse caso, é representada pelo algodão macio ou pelo tecido delicado que envolve um coração em brasa (o círculo vermelho).Esse círculo vermelho representa o espírito, e passa a idéia de um coração ardente, “o espírito que queima como ferro em brasa”, cheio de fidelidade, paixão e bravura. Esse é o verdadeiro símbolo do espírito indomável.Em outubro de 1940 a Kodokan declarou que essa imagem simboliza o objetivo dessa arte marcial e que significa “Espírito Indomável”.



Publicado em 06/08/14 às 23:53

Nenhum comentário:

Postar um comentário